Estágio Supervisionado

Publicado: 22/05/2020 - 00:00
Última modificação: 11/10/2023 - 16:14
Público-alvo:

O estágio supervisionado deve ser realizado por todos os discentes para contato com o mercado de trabalho e com as realidades da profissão.

ORIENTAÇÕES

1° Passo: Consultar a Coordenação de estágio:

Para formalizar o Estágio  o discente deverá procurar a Coordenadora de Estágio - Prof.ª Sueli Moura Bertolino (suelibertolino@ufu.br) em qualquer momento que consiga a vaga de estágio. No caso do Estágio Obrigatório, a Coordenação de Estágio solicitará a matrícula do aluno na disciplina. Não haverá prazo final para matrícula. O coordenador de Estágio criará o processo no SEI e informará o número  para o aluno.

O discente precisa verificar se possui o pré-requisito para poder cursar a disciplina:

PRÉ REQUISITO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL - precisa ter cursado todas  as disciplinas do núcleo básico e 50% do núcleo profissionalizante. Ver Projeto Pedagógico disponível na seção "Projeto Pedagógico".  Se precisar de quebra de pré-requisito ver  orientações  na seção  "Colegiado".

PRÉ REQUISITO CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITÁRIA - precisa ter cursado  3.500 horas no curso. Se precisar de quebra de pré-requisito ver  orientações  na seção "Colegiado".

2° Passo: Homologação do Termo de Compromisso de Estágio (TCE) :

Quando o aluno define o local que vai estagiar é preciso formalizar o estágio através do TCE. Para isto, ele deve preencher 4 (quatro) vias do formulário (link abaixo) junto com o responsável por estágios na empresa.

Os modelos dos Termos de compromisso estão disponíveis no site do setor de estágio da UFU:

Com as vias devidamente assinadas (aluno, empresa), o aluno deve encaminhar para à coordenação de estágio (Prof.ª Sueli Moura Bertolino), para verificar se todos os campos foram preenchidos corretamente e se as atividades estão ajustadas à formação do Engenheiro Ambiental e Sanitarista. Depois de verificado, a coordenação de estágio assina no campo “orientador/coordenador de estágio” e protocola para o Setor de Estágio.

Em média, as vias do TCE retornam assinadas de 5 a 7 dias úteis pelo SEI.

3° Passo: Documentos para Finalização do Estágio Obrigatório:

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL E SANITARIA

Doc.1- Ficha de Frequência (Assinado por: supervisor):

Formulário de Frequência do estagiário

Doc.2- Ficha de Avaliação Supervisor (Assinado por: supervisor)

Ficha de Avaliação

Doc.3- Ficha de Aprovação Orientador (Assinatura orientador – UFU)

Folha de Aprovação

Doc.4- Relatório Completo

Relatório completo de estágio obrigatório

Doc.5- Relatório simplificado (Assinado por: discente (UFU), orientador (UFU), supervisor (Empresa).

Relatório Simplificado de estagio não obrigatório

CURSO DE ENGENHARIA AMBIENTAL

Doc.1- Ficha de Frequência (Assinado por: supervisor):

Formulário de Frequência do estagiário

Doc.2- Ficha de Avaliação Supervisor (Assinado por: supervisor):

Ficha de Avaliação

Doc.3- Ficha de Aprovação Orientador (Assinatura orientador – UFU):

Folha de Aprovação

Doc.4- Relatório Completo:

Formulário Relatório completo Estágio Obrigatório

Doc.5- Relatório simplificado (Assinado por: discente (UFU), orientador (UFU), supervisor (Empresa) :

Formulário Relatório simplificado Estágio não obrigatório

Após a realização das horas exigidas pelo Projeto Pedagógico ou mais, de estágio, o aluno deverá providenciar todos os documentos acima  e entrar em contato com a Coordenadora de Estágio por e-mail : suelibertolino@ufu.br

Com os documentos em mãos, devidamente assinados, o aluno deverá protocolá-los pelo SEI ou em qualquer UNIDADE DE PROTOCOLO DA UFU ( obs:  não entregar no setor de Atendimento ao Aluno) solicitando que sejam inseridos e autenticados no número do processo SEI que o aluno  recebeu, anteriormente, pela Coordenadora de Estágio no momento em que pediu matrícula na disciplina. Caso a Coordenadora de estágio autorize, o discente pode enviá-los por e-mail para: suelibertolino@ufu.br

4° Passo: Finalização da disciplina Estágio Obrigatório:

Após conferência de todos os documentos inseridos no SEI, a coordenação de estágio preenche o formulário “Ficha de conclusão da disciplina, e encaminha para coordenação do curso para finalização do estágio e lançamento da nota no histórico.

Tópicos: