Publicado: 22/05/2020 - 00:00
Última modificação: 30/11/2023 - 14:16

Modelo de Convite de TCC II

O Trabalho de Conclusão de Curso - TCC tem como objetivo permitir ao aluno o desenvolvimento, apresentação e defesa de trabalho com temas relativos à pesquisa, extensão ou ensino nas áreas de atuação do futuro profissional de Engenharia Florestal. A defesa do trabalho de conclusão de curso poderá ocorrer a partir da conclusão das disciplinas TCC I e TCC II. O Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) será cumprido com as disciplinas obrigatórias Trabalho de Conclusão de Curso 1-TCC I e Trabalho de Conclusão de Curso 2-TCC II.

DA MATRÍCULA

O aluno para matricular-se nas disciplinas ICIAG32707 - Trabalho de Conclusão de Curso I e ICIAG32001 - Trabalho de Conclusão de Curso II, deverá obedecer as normas de TCC. Para realização da matrícula, é necessário que no período de Oferta de Disciplinas anterior ao semestre o qual irá cursar a disciplina, escolha e solicite a orientação ao docente que será o Orientador de TCC, preencha o Formulário Próprio de Autorização de Orientação em TCC I ou TCC II disponibilizado na secretaria da Coordenação do Curso e na homepage do ICIAG e entregue-o na Coordenação do Curso de Engenharia Florestal no período de Oferta de Disciplinas (para semestres subsequentes) previsto no Calendário Acadêmico da Graduação.

• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO I - TCC I

A matrícula poderá ocorrer a partir do 5º semestre letivo, desde que o discente tenha sido aprovado na disciplina Metodologia Científica.

O professor-orientador atribuirá nota e frequência, após receber do aluno o material necessário que também deverá ser enviado à coordenação do curso.

A conclusão da disciplina fica vinculada à homologação do documento entregue à coordenação, pelo Colegiado do curso.

• TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO II - TCC II

Ter sido aprovado na disciplina Trabalho de Conclusão de Curso I.

O discente matriculado na disciplina TCC II deverá executar o projeto de pesquisa e proceder sua defesa pública. O discente será avaliado por uma banca examinadora composta pelo presidente (professor-orientador) e mais dois membros.

O trabalho referente ao TCC II deverá ser entregue para os membros da banca examinadora pelo menos 15 dias corridos antes da data da defesa.

É obrigatório ao discente e ao professor-orientador a divulgação da data de defesa do TCC II por meio de material impresso e digital no prazo mínimo de 15 dias.

O orientador deverá disponibilizar o arquivo do TCC II no Repositório Institucional da UFU  http://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/.

Orientações:
  • Procedimento Geral

Ler as Normas do Trabalho de Conclusão de Curso (site do ICIAG);

• Normas

1. Normas de TCC - REFORMULADA  (Aprovada pelo Colegiado do Curso em 11/05/2022 e pelo CONICIAG em 14/07/2022)

1. Tutorial para abertura de turma de TCC I e TCC II e cadastro de orientadores

2. Modelo de elaboração de relatório - ICIAG32707 Trabalho de Conclusão de Curso I

3. Modelo de elaboração de relatório - ICIAG32001 Trabalho de Conclusão de Curso II

4. Declaração de Originalidade

5. Modelo de Convite para Defesa de Trabalho de Conclusão de Curso II

• Orientador

1. Anexo 1 - Avaliação individual de Trabalho de Conclusão de Curso

2. Anexo 2 - Síntese da avaliação individual do trabalho de Conclusão de Curso

3. ATA TCC - O modelo padrão da Ata de Defesa - Graduação está disponível no SEI. Para elaboração da ata, favor seguir as instruções abaixo:

Passo a passo para abertura de processo no SEI para inclusão de Ata de TCC

• Outras informações

1. Como realizar cadastro como usuário externo

• Informações referente ao Repositório Institucional (RI-UFU) - Docentes e discentes

Conforme PORTARIA/PROGRAD Nº 008 de 19 de maio de 2017, os Trabalhos de Conclusão de Curso (TCC), produzidos no âmbito dos cursos de graduação presenciais ou a distância da UFU, a partir de 2017, deverão ser disponibilizados no Repositório Institucional da Universidade Federal de Uberlândia (RI UFU).

Para submissão no Repositório, o discente deverá se cadastrar no ambiente virtual do RI UFU e, com o auxílio do orientador, preencher os metadados de identificação e carregar o arquivo do TCC em PDF/A e/ou outras extensões, conforme orientações. http://repositorio.ufu.br/static/sobre/tutoriais/

O responsável pela validação dos dados de identificação do documento e do arquivo com conteúdo, será o orientador.

A coordenação receberá a ata somente após a submissão do Trabalho.

1. Portaria nº 008 - TCC - RIUFU

2. Instruções para orientadores

3. Tutoriais e Instruções para submissão dos trabalhos - Repositório Institucional