Campus UFU Monte Carmelo realizou Dia de Campo com cafeicultores

reuniu produtores rurais para debater a cafeicultura no cerrado
por Neirevalda
Publicado: 18/04/2023 - 14:24
Última modificação: 18/04/2023 - 14:27

A Universidade Federal de Uberlândia – UFU, no campus de Monte Carmelo foi sede do “Dia de Campo: Tecnologias aplicadas à Cafeicultura” na última quinta-feira, 13 de abril. O evento foi realizado na área experimental da universidade e reuniu 117 produtores rurais, instituições de assistência técnica, pesquisadores, técnicos e a comunidade acadêmica da UFU. O “Dia de Campo” foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura do Cerrado – NECACER, sob a coordenação da Professora Dra. Gleice Aparecida de Assis e Professor Dr. Luciano Cavalcante de Jesus França, ambos do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da UFU. A Universidade Federal de Uberlândia – UFU, no campus de Monte Carmelo foi sede do “Dia de Campo: Tecnologias aplicadas à Cafeicultura” na última quinta-feira, 13 de abril. O evento foi realizado na área experimental da universidade e reuniu 117 produtores rurais, instituições de assistência técnica, pesquisadores, técnicos e a comunidade acadêmica da UFU. O “Dia de Campo” foi realizado pelo Núcleo de Estudos em Cafeicultura do Cerrado – NECACER, sob a coordenação da Professora Dra. Gleice Aparecida de Assis e Professor Dr. Luciano Cavalcante de Jesus França, ambos do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) da UFU.

O evento teve como objetivo divulgar as pesquisas realizadas pela UFU e realizar demonstrações práticas de aplicações na cultura do cafeeiro. O Dia de Campo faz parte das iniciativas da UFU Monte Carmelo para atender ao constante e crescente interesse de agricultores da região pela cafeicultura e corroborar o papel da instituição frente ao agronegócio de Minas Gerais. Ações executadas pela UFU, como a implantação de unidades de pesquisa, dias de campo, visitas técnicas, capacitação e formação de profissionais, contribuem para a estruturação de Polo Cafeeiro no município.

Com a participação de produtores rurais e técnicos, o encontro teve como palestrantes professores e pós-graduandos da UFU. Durante o evento foi possível observar no campo o desenvolvimento dos 8 (oito) cultivares de café testados na área experimental.

Autoridades da cafeicultura local presentes ressaltaram a importância da parceria entre a UFU e os produtores da região para o avanço do setor produtivo, sendo o Dia de Campo e as ações até agora implementadas, exemplo de atuação estratégica para o fortalecimento da agricultura na região.

Para a comissão organizadora do evento, após balanço dos resultados obtidos, concluiu-se o sucesso do dia de campo e o cumprimento do papel da universidade frente a extensão e compromisso com a população de Monte Carmelo, Minas Gerais, e o desenvolvimento de pesquisa de alto impacto para agricultura e meio ambiente.

Por: Prof. Luciano Cavalcante de Jesus França e Prof.ª Gleice Aparecida de Assis.