Laboratório

Publicado: 12/06/2021 - 11:36
Última modificação: 30/08/2021 - 16:50

Quem somos?

O LAMAS é um dos laboratórios mais antigos do Instituto de Ciências Agrárias com funcionamento a partir de 1989. O objetivo do laboratório é propiciar infraestrutura básica para o desenvolvimento de atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Manejo e Conservação do Solo e da Água.

O que fazemos?

No laboratório são ministradas aulas práticas de determinações físicas e físico-químicas de solos para alunos dos Cursos de Graduação em Agronomia, Engenharia Ambiental e Sanitária, Zootecnia e do Curso de pós-graduação em Agronomia. Além das atividades de ensino, também trabalhamos com pesquisa e extensão. As principais análises do solo realizadas no LAMAS são: análise granulométrica (textura), densidade (aparente e de partículas), porosidade (macro e micro), agregação, resistência com o uso de penetrômetro, condutividade hidráulica, capacidade de campo, consistência do solo e compactação pelo uso do Proctor.

Linhas de Trabalho

• Manejo sustentável de solos de cerrado para culturas anuais
  • Manejo sustentável do solo na cultura do café
  • Uso de sistemas de manejo conservacionistas em solos de cerrado
  • Física edafológica e mecânica geotécnica do solo

Atividades de Ensino

• Graduação: (GAG019) Física do Solo; (GET031) Física do Solo e Dinâmica da Água no Solo; (ICIAG33512) Mecânica dos Solos; (GAG044) Manejo e Conservação do Solo e da Água; (GET024/GZT017) Introdução à Ciência do Solo; (GET043) Aptidão, uso e sustentabilidade do solo.
  • Pós-Graduação: (PAG029) Manejo Sustentável do solo e da Água; (AG534) Física do Solo.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira: 8:00 às 12:00h e 13:00 às 17:00h