Laboratório

Publicado: 13/09/2021 - 16:42
Última modificação: 31/07/2023 - 14:00

Quem somos?

No LAGEN trabalhamos com análises físicas, fisiológicas, genéticas e sanitárias de sementes. Também trabalhamos com recursos genéticos e melhoramento vegetal visando avaliar resistência a estresses bióticos e abióticos em hortaliças.

O que fazemos?

Atuamos na promoção de ações de ensino por meio de aulas práticas com sementes (teste de germinação, teste de envelhecimento acelerado, teste de condutividade elétrica, aferição do teor de umidade de sementes etc.) e ações de pesquisa com hortaliças (análise do teor de acilaçúcar em folhas, análise do teor de carotenóides em frutos, extração e quantificação de fitonematóides, etc.). O Grupo de Estudos em Melhoramento Genético de Hortaliças (GEN-HORT), fundado em 18 de julho de 2013, é nossa principal ação acadêmica. O trabalho do grupo tem gerado novas cultivares de hortaliças, que são apresentadas a outros profissionais, alunos e sociedade em eventos extensionistas chamados "Dias de Campo". O laboratório possui local dedicado ao armazenamento de sementes constituindo um banco de germoplasma. Os acessos são utilizados em programas de melhoramento genético em pesquisas realizadas por alunos sob orientação de pesquisadores da Universidade.

Linhas de trabalho

• Produção e tecnologia de sementes
  • Melhoramento genético de hortaliças

Atividades de Ensino

• Graduação: (GAG557) Produção e tecnologia de sementes; (GAG535) Melhoramento de plantas.
  • Pós-Graduação: (PAG058) Melhoramento genético de hortaliças; (AIG011) Biometria Aplicada à Genética e Melhoramento de Plantas; (AIG015) Estatística Experimental Aplicada e Recursos Computacionais.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira: 7:00 às 11:30h e 12:30 às 16:00h