Curso de Especialização

por Sandro M. Carmelino. Hurtado
Publicado: 01/08/2022 - 15:41
Última modificação: 19/06/2023 - 16:22

O curso em Solos e Nutrição de Plantas – Manejo Sustentável e Qualidade do Solo EAD UFU propõe a atualização dos egressos em conhecimentos e habilidades sobre manejo de solo, melhorando as competências nos serviços prestados em suas áreas de atuação profissional.

Dessa maneira busca ampliar as habilidades e capacidades dos egressos tanto para assessoria na produção agrícola sustentável, como para atividades de pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico em diversas áreas da agropecuária ligadas aos solos e nutrição de plantas.

Além disso, o curso objetiva:

• Capacitar os estudantes quanto às noções de formação, classificação, química, mineralogia, física e biologia do solo.

• Capacitar os estudantes para relacionar o recurso solo com a paisagem, a aptidão, o uso e a sustentabilidade.

• Treinar os estudantes para realizarem o diagnóstico da fertilidade do solo, visando o manejo adequado da acidez e da nutrição de culturas agrícolas de forma eficiente e sustentável.

• Qualificar os egressos para o uso de tecnologias de agricultura de precisão no manejo de solo.

• Capacitar os profissionais para exercer, orientar e assessorar no manejo biológico e fitossanitário do solo, visando a produção agrícola econômica e ambientalmente sustentável.

• Capacitar os profissionais para a gestão ambiental, recuperação, descontaminação, diagnóstico e monitoramento da qualidade do solo. • Habilitar os egressos para o manejo conservacionista do solo e da água.

• Formar profissionais com capacidade da gestão para o manejo racional e sustentável do solo visando o aumento ou a manutenção da produtividade vegetal em consonância com a da qualidade física, química e biológica do solo.

Veja mais no Edital de Seleção

Endereço de Contato: