Dispensa / Equivalência de Disciplinas

Publicado: 21/10/2021 - 11:45
Última modificação: 11/12/2023 - 11:29
Público-alvo:
  • COMO PEDIR DISPENSA/EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS DE OUTROS CURSOS DA UFU, QUE NÃO ESTÃO NOS ARQUIVOS ANEXOS.

Caso não conste a disciplina do outro curso da UFU "DEFERIDA" nas Tabelas acima , o discente deve acessar o "PORTAL DO ALUNO” ir em "Solicitações gerais" e selecionar "Recurso ao colegiado"  deverá preencher no campo de OBSERVAÇÃO o motivo da solicitação.

Além disso, será preciso anexar uma carta constando o conteúdo da solicitação (o conteúdo da carta deve ser DIGITADO e constar nome completo, matricula, e-mail do aluno e assinatura) juntamente com a EMENTA da disciplina do outro curso , ambos salvos em um único arquivo PDF.

Modelo de Carta ao colegiado: Carta de recurso ao Colegiado

OBS: A solicitação precisa ser encaminhada ANTES DA PRIMEIRA SEMANA DE AULA. O critério de análise para a dispensa de disciplinas é : semelhança do conteúdo da ementa em no mínimo 80 % e carga horária da disciplina ser igual ou superior à do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

É importante o discente estar atento aos prazos do calendário acadêmico para poder pedir "matricula em disciplinas de outros cursos" pelo portal do aluno. Se for deferido pelo colegiado, a coordenação fará o processamento de matrícula.

Após ocorrer a reunião, a coordenação informará ao aluno a resposta da solicitação por e-mail.

• COMO PEDIR DISPENSA/EQUIVALÊNCIA DE DISCIPLINAS CURSADAS ANTERIORMENTE EM "OUTRA GRADUAÇÃO" :

O discente deve acessar o  "PORTAL DO ALUNO” ir em  "solicitações gerais"   e selecionar "Dispensa de Disciplinas"  deverá preencher no campo de OBSERVAÇÃO o motivo da solicitação(Solicitações de dispensa de disciplinas cursadas em outra Graduação ou Mobilidade Acadêmica).

Além disso, será preciso anexar uma TABELA em formato PDF constando o conteúdo da solicitação (o conteúdo da Tabela deve ser DIGITADO) :

Modelo de TABELA  - Tabela para dispensa de disciplinas cursadas em outra Graduação

OBS: É necessário que o aluno especifique na TABELA quais disciplinas precisam ser analisadas pelo colegiado. Junto ao pedido precisam constar: Ementas e Histórico Escolar original ou autenticado.

Portanto, o aluno precisa salvar a "Tabela", "Ementas( colocar somente as ementas das disciplinas preenchidas na tabela)" e "Histórico" em um único arquivo no formato PDF e anexar na solicitação online. Caso o tamanho do arquivo seja muito grande e não consiga anexar pelo portal do aluno, pode encaminhar esse anexo para o e-mail da coordenação: coamb@iciag.ufu.br . Mas é necessário ter aberto a solicitação no portal do aluno.

OBS: semelhança do conteúdo da ementa em no mínimo 80 % e carga horária da disciplina ser igual ou superior à do curso de Engenharia Ambiental e Sanitária.

• IMPORTANTE: os discentes podem solicitar ao colegiado a dispensa de disciplinas cursadas em outra Graduação a qualquer momento, entretanto após a primeira análise do colegiado  ter acontecido o aluno tem direito a recorrer da decisão SOMENTE EM ATÉ 30 DIAS a partir da data que ocorreu a reunião (ou seja, tem direito a apenas uma solicitação de reanálise dentro desse prazo).

O discente não pode aproveitar disciplinas de outro curso de graduação, que tenha sido cursado concomitantemente com o curso de Engenharia Ambiental e Sanitária, a não ser que o outro curso seja noturno.