Unidade organizacional

Publicado: 16/10/2017 - 13:27
Última modificação: 04/04/2019 - 14:34

Apresentação

O Laboratório de Microbiologia Ambiental (LAMIC) está ligado ao Instituto de Ciências Agrárias e iniciou suas atividades em 2012. O objetivo do LAMIC é propiciar condições básicas para atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Microbiologia do Solo, Microbiologia Agrícola e Microbiologia Ambiental. As atividades envolvem aulas práticas das disciplinas Bioprocessos Aplicados, Microbiologia Ambiental, Microbiologia do Solo dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Agronomia, além de atividades de pesquisa e ligadas à extensão. As análises envolvem crescimento e contagem microbiana em meios de cultivo; coloração e contagem de células microbianas; extração de enzimas microbianas e sua aplicação em processos tecnológicos; análises do ambiente: respirometria do solo; demanda química e bioquímica de oxigênio; análise de colonização micorrízica, contagem de esporos de fungos micorrízicos arbusculares e seleção de micro-organismos degradadores de poluentes orgânicos.

link: http://www.iciag.ufu.br/node/582

Equipamentos

O LAMIC possui equipamentos e material para ensino e pesquisa em Microbiologia, tais como geladeiras, incubadoras estacionárias e com agitação, autoclaves, capela de exaustão, câmara de fluxo laminar, forno de micro-ondas, pHmetros, banhos-maria, microscópios óticos, estereomicroscópios, centrífuga, destilador, vidrarias e reagentes diversos.

• Disciplinas da Graduação:

• GET018 - Bioprocessos Aplicados

• GET025 - Microbiologia Ambiental

• GET034 - Microbiologia do Solo

• GAG091 - Microbiologia do Solo

• GET042 – Biorremediação

• Linhas de Pesquisa:

• Bioprospecção de fungos fibrolíticos no reaproveitamento de resíduos agroindustriais para produção de etanol de segunda geração.
  • Comunidade micorrízica arbuscular em áreas nativas do Bioma Cerrado.
  • Micorriza arbuscular em cerrado típico com incrementos de nitrogênio no solo.
  • Seleção de fungos e bactérias degradadoras de hidrocarbonetos e pesticidas.
  • Fitorremediação com espécies botânicas do cerrado.
  • Qualidade microbiológica do leite.
  • Análise bacteriológica da água".

Equipe:

• Coordenador: Profa Dra. Milla Alves Baffi

Email: milla.baffi@ufu.brEmail:

Telefone: 34-2512.6737

• Docentes:

Prof. Dr. Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Email: lucasazevedo@iufu.br

Telefone:  34-2512.6744.

• Técnicos:

Beatriz Vieira dos Santos Email: beatriz.vieira@ufu.br Telefone: 34 3225-8444; ramal 207.

Luciana Alves de Sousa Email: ludavis1@yahoo.com.br

Telefone: 34 3225-8444; ramal 207.

• Localização:

Endereço Laboratório de Microbiologia Ambiental Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG Avenida Amazonas, s/n, Bloco 2E, Sala 113 Bairro Umuarama Uberlândia, MG CEP 38400-902

Endereço:
Avenida Amazonas, Bloco