TARDE DE CAMPO: agricultura sustentável

Projeto de Extensão (Em andamento)
por Yara Cristina
Publicado: 16/08/2023 - 20:22
Última modificação: 16/08/2023 - 21:53

Resumo:

O objetivo é fortalecer os processos de troca entre saberes populares e acadêmicos por meio de metodologias participativas que integrem, de forma prática, a Universidade com a Comunidade, explorando os conhecimentos populares na adequação de uma nova realidade, envolvendo o manejo sustentável de culturas agrícolas, noções de manejo, curiosidades e história. Aos(às) discentes organizadores(as) será oportunizada a realização de pesquisas de campo junto aos agricultores para conhecer práticas e dificuldades encontradas por produtores(ras), bem como discutir e construir as potenciais soluções para os problemas atuais. O público alvo será de produtores rurais e estudantes do ensino fundamental e médio, bem como demais interessados no manejo sustentável. Resumo / Objeto da proposta Atividade Curricular de Extensão Não Código da Atividade Curricular de Extensão - Página 1 de 18 A meta é executar na prática atividades de manejo sustentável, e realizar procedimentos e metodologias em algumas culturas agrícolas, para a construção e apresentação de novos saberes. A área de campo será dividida em 6 estações de campo, cada uma com 120 m2, que serão implantadas e manejadas de forma sustentável para apresentação ao público participante, permitindo aos envolvidos a construção de saberes e práticas ainda não sistematizados cientificamente, bem como viabilizar a aproximação aos valores e princípios que orientam as comunidades rurais da região. O evento será realizado no Campo Demonstrativo - CADEM do Campus Glória, ICIAG, UFU, em novembro de 2023, das 12 às 18 horas. Serão enfatizadas: a) A produção sustentável e suas diversas faces (campo); b) A socialização de procedimentos de manejo sustentável e tecnologias apropriadas (treinamentos); c) A degustação de produtos oriundos das culturas agrícolas (organizadores); d). A doação de sementes, mudas e produtos. Palavras-Chave Produção ; Sustentabilidade ; Responsabilidade.

Realização: Em campo

Início: 17/07/2023

Término: 30/11/2023

Carga Horária: 40 h