Quintais produtivos: uma estratégia para a segurança alimentar e nutricional em Monte Carmelo - MG

Projeto de Extensão (Em andamento)
por Yara Cristina
Publicado: 17/08/2023 - 01:09
Última modificação: 17/08/2023 - 01:09

Resumo

A agricultura urbana é uma excelente estratégia para enfrentar a situação de insegurança alimentar em centros urbanos, principalmente, no contexto da pandemia causada pela Covid-19. Desde o início da pandemia diversas famílias perderam renda e poder de compra o que tem comprometido a aquisição de alimentos. Nesse sentido, acredita-se que a implementação de hortas urbanas em quintais e lotes vagos pode contribuir com a segurança alimentar e nutricional de famílias em situação de vulnerabilidade social. A proposta tem o objetivo de implantar e disseminar quintais produtivos na área urbana do município de Monte Carmelo- MG. Serão realizadas reuniões nos bairros com maior número de pessoas em situação de insegurança alimentar e, buscar-se-á, envolver no mínimo 30 famílias na implementação de quintais produtivos. Dessa forma as famílias poderão produzir seus alimentos, em sistema agroecológico e sustentável, melhorar sua qualidade de vida, renda e, também, sua consciência ambiental. Serão desenvolvidas oficinas sobre técnicas de cultivo agroecológico, compostagem de lixo Resumo / Objeto da proposta Atividade Curricular de Extensão Não Código da Atividade Curricular de Extensão - Página 1 de 10 orgânico, controle biológico de insetos e doenças; gestão e descarte de lixo doméstico; bem como, temas relacionados à saúde pública. Serão envolvidos alunos do curso de agronomia e engenharia florestal na implementação e condução desse projeto. É importante salientar que todas essas ações terão um caráter de integração e de interdisciplinaridade com outras áreas do conhecimento, como ciências agrárias e ambiental, engenharia e arquitetura, sociologia, medicina, nutrição humana, entre outras. O que contribuirá muito com a formação dos estudantes pela aplicação prática dos conhecimentos adquiridos na universidade e nas trocas de experiências com profissionais e comunidade.

Realização: Em campo

Início: 01/12/2022

Término: 31/12/2023

Carga Horária: 560 h