Horta Comunitária no Bairro Élisson Prieto: interlocução e tecnologias sustentáveis

Projeto de Extensão (Em andamento)
por Yara Cristina
Publicado: 16/08/2023 - 23:53
Última modificação: 16/08/2023 - 23:53

Resumo

A proposta visa promover a interlocução entre a universidade e a comunidade do bairro Élisson Prieto, popularmente conhecido como "Glória". Há interesse da comunidade em implantar uma horta comunitária, em associação às cozinhas comunitárias que são construídas pela comunidade e por movimentos sociais. Com vistas a apoiar esses anseios e promover o diálogo da comunidade universitária com a população do bairro, almejamos desenvolver essa ação de extensão, onde buscaremos promover a implantação de uma horta comunitária junto à comunidade em associação com uma liderança indígena do bairro. Objetivamos o aproveitamento de resíduos orgânicos produzidos pelas famílias. Para tal, será feita a transferência de tecnologia de produção de biocarvão em reator artesanal, ou a implantação de composteira , conforme houver maior adesão da comunidade. A horta terá sua produção dimensionada conforme a disponibilidade de pessoas disponíveis para sua manutenção, bem como da disponibilidade de recursos para obtenção de insumos. Resumo / Objeto da proposta Atividade Curricular de Extensão Não Código da Atividade Curricular de Extensão - Página 1 de 7 Será priorizado o aproveitamento de resíduos e recursos presentes na própria comunidade. Os bolsistas cumprirão o papel de auxiliar nas atividades, buscar compreender as demandas da comunidade e seus interesses específicos, sempre buscando respeitar suas expectativas e realidades específicas, sem imposição de práticas técnicas, mas, sempre que possível, apresentando alternativas viáveis, técnica e socialmente referenciadas. Ao final, espera-se ter uma horta implantada em produção, atendendo à comunidade e contribuindo para boa alimentação e integração. Também objetivamos contribuir para formação dialógica dos bolsistas.

Realização: Em campo

Início: 06/03/2023