Laboratório

Publicado: 31/07/2020 - 16:42
Última modificação: 29/08/2023 - 21:28

Quem somos?

O LAMAA foi criado em 2019 e faz parte da Rede de Laboratórios Multiusuários da UFU (RELAM) sendo coordenado por um docente do Instituto de Ciências Agrárias. As atividades desenvolvidas no laboratório estão relacionadas à determinação de atributos bioquímicos e microbianos do solo em sistemas agrícolas e naturais na região do Triângulo Mineiro e Centro Oeste do Brasil.

O que fazemos?

O laboratório promove ações de ensino e pesquisa auxiliando alunos de graduação e pós-graduação, e também atua na extensão prestando serviços à comunidade. As principais análises realizadas no LAMAA são: determinações de atividade microbiana no solo (respiração do solo, desidrogenase e fluoresceína diacetato- FDA); carbono e nitrogênio da biomassa microbiana, enzimas do solo (beta-glicosidase, fosfatase, arilsulfatase e urease); ensaios com microorganismos promotores de crescimento de plantas, análise de inoculantes (contagem de células); decomposição e mineralização de resíduos orgânicos; micorrizas arbusculares (contagem de esporos e porcentagem de colonização radicular).

Linhas de Trabalho

• Metabolismo microbiano e fisiologia de microrganismos
  • Indicadores bioquímicos de qualidade do solo
  • Metais pesados

Atividades de Ensino

• Graduação: (GAG030) Microbiologia Agrícola; (GAG090) Microbiologia do Solo
  • Pós-Graduação: (PAG051) Ecotoxicologia dos solos do cerrado.

Horário de atendimento:
Segunda a sexta-feira: 8:00 às 12:00h e 13:00 às 17:00h