Dispensa / Equivalência de Disciplinas

Publicado: 21/10/2021 - 11:45
Última modificação: 07/12/2021 - 15:08
Público-alvo:

Dispensa de Componentes Curriculares:
O que é a dispensa de componentes curriculares?
Segundo Resolução 15/2011 do CONGRAD, a dispensa de componentes curriculares é o reconhecimento do valor formativo equivalente a componentes curriculares obrigatórios, optativos ou facultativos dos currículos da UFU, cursados com aproveitamento de forma regular ou isolada em IES autorizada pelo MEC.
A dispensa de disciplinas pode ser feita com a elaboração de uma Certidão de estudos - no caso do aluno ingressante (1); e na forma de equivalência - quando o aluno já tem a matrícula da UFU (2).
1 - Dispensa de disciplinas
Quem deve solicitar?
Alunos ingressantes aprovados via editais de transferência externa ou interna, ou portador de diploma que tenham em seu histórico escolar disciplinas com carga horária e conteúdo equivalentes às disciplinas do curso de Agronomia Monte Carmelo.
Quando solicitar?
O aluno ingressante deverá fazer a solicitação de dispensa de disciplinas logo após o ingresso no curso, atentando-se ao prazo estabelecido no Calendário Acadêmico vigente.
Como solicitar?
O aluno deverá acessar o Portal do Estudante, e seguir os passos:
 - Solicitações Gerais;
- Dispensa de Disciplinas;
- Anexar o Histórico Escolar constando as aprovações nas disciplinas;
- No item descrição, deverá informar quais as disciplinas que deseja que seja feita a análise de dispensa de disciplinas;
- Anexar também todas as Fichas de Componentes Curriculares cursadas na outra Instituição de Ensino Superior (IES);
- caso não seja possível anexar todas as fichas em um mesmo arquivo no portal, este deverá ser enviado para o e-mail da coordenação do curso (coagromonte@iciag.ufu.br) informando o nome do aluno, número de matrícula e a data em que foi realizada a Solicitação de Dispensa de Disciplinas no Portal do Estudante.

Equivalência:

Quem deve solicitar?
Alunos regularmente matriculados na Agronomia de MC que cursam disciplinas da matriz curricular do curso em outras graduações da UFU.
IMPORTANTE!
Antes de fazer uma solicitação de matrícula em disciplina de outro curso, o aluno deverá verificar se a disciplina está na lista de disciplinas equivalentes para o currículo do curso.
Se estiver, poderá fazer a solicitação de matrícula em disciplina de outro curso e, se aprovado, a DIRAC/DICOA efetuará o processamento automaticamente.
Se não estiver, deverá entrar em contato com o docente responsável pela disciplina cuja equivalência será solicitada e verificar a possibilidade do componente curricular ser ou não aproveitado pelo discente.
Quando solicitar a equivalência?
Somente deverá ser solicitada a equivalência para as disciplinas que não estão cadastradas como equivalentes no currículo do curso de Agronomia após a aprovação na disciplina, ao final do semestre.
Como solicitar?
O aluno deverá fazer a solicitação de equivalência via Portal do Estudante.
- Em solicitações gerais, identificar “equivalência” e selecionar;
- Anexar o Histórico Escolar com a disciplina aprovada.