Laboratório de Microbiologia Ambiental - LAMIC

Apresentação

O Laboratório de Microbiologia Ambiental (LAMIC) está ligado ao Instituto de Ciências Agrárias e iniciou suas atividades em 2012. O objetivo do LAMIC é propiciar condições básicas para atividades de ensino, pesquisa e extensão na área de Microbiologia do Solo, Microbiologia Agrícola e Microbiologia Ambiental. As atividades envolvem aulas práticas das disciplinas Bioprocessos Aplicados, Microbiologia Ambiental, Microbiologia do Solo dos cursos de graduação em Engenharia Ambiental e Agronomia, além de atividades de pesquisa e ligadas à extensão. As análises envolvem crescimento e contagem microbiana em meios de cultivo; coloração e contagem de células microbianas; extração de enzimas microbianas e sua aplicação em processos tecnológicos; análises do ambiente: respirometria do solo; demanda química e bioquímica de oxigênio; análise de colonização micorrízica, contagem de esporos de fungos micorrízicos arbusculares e seleção de micro-organismos degradadores de poluentes orgânicos.

Equipamentos

O LAMIC possui equipamentos e material para ensino e pesquisa em Microbiologia, tais como geladeiras, incubadoras estacionárias e com agitação, autoclaves, capela de exaustão, câmara de fluxo laminar, forno de micro-ondas, pHmetros, banhos-maria, microscópios óticos, estereomicroscópios, centrífuga, destilador, vidrarias e reagentes diversos.

• Professor Lucas Carvalho Basilio de Azevedo

Email: lcbazevedo@iciag.ufu.br

Telefone:  34 3225-8444, ramal 243.

Professora Milla Alves Baffi

Email: millabaffi@iciag.ufu.br

Técnicos

Beatriz Vieira dos Santos

Email: beatriz@iciag.ufu.br

Julia Araújo Lima

Email: julia@iciag.ufu.br

• Disciplinas da Graduação:

• GET018 - Bioprocessos Aplicados

• GET025 - Microbiologia Ambiental

• GET034 - Microbiologia do Solo

• GAG091 - Microbiologia do Solo

• GET042 – Biorremediação

• Linhas de Pesquisa:

• Bioprospecção de fungos fibrolíticos no reaproveitamento de resíduos agroindustriais para produção de etanol de segunda geração.
  • Comunidade micorrízica arbuscular em áreas nativas do Bioma Cerrado.
  • Micorriza arbuscular em cerrado típico com incrementos de nitrogênio no solo.
  • Seleção de fungos e bactérias degradadoras de hidrocarbonetos e pesticidas.
  • Fitorremediação com espécies botânicas do cerrado.
  • Qualidade microbiológica do leite.

Laboratório de Microbiologia Ambiental

Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG

Avenida Amazonas, s/n, Bloco 2E, Sala 113

Bairro Umuarama

Uberlândia, MG

Telefone: 34 3225-8444; ramal 207.

Atividades práticas em Microbiologia Ambiental.

Ensaios com enzimas extraídas de fungos para produção de biocombustíveis.

Colonização micorrízica observada em estereomicroscópio.

Estudos de Microbiologia do Solo em áreas nativas do Cerrado.

Aulas práticas de biologia do solo em campo.