Laboratório de Tecnologia Ambiental - LATEC

O LATEC está instalado na sala 112 do bloco 2B, Campus Umuarama, e é vinculado ao curso de Engenharia Ambiental do Instituto de Ciências Agrárias – ICIAG. Tem o objetivo de auxiliar o desenvolvimento e execução de projetos na esfera ambiental das disciplinas ligadas ao curso de Engenharia Ambiental, Agronomia, Zootecnia e de outros associados as suas necessidades. Diferente de outros laboratórios de apoio à graduação, ligados a disciplinas específicas ou áreas específicas, o LATEC foi planejado para auxiliar na prática de tecnologias ambientais e correlatos, ao longo do curso se graduação em Engenharia Ambiental. Uma das disciplinas foco é a GET059 – Trabalho de Conclusão de Curso 2 (TCC 2), em que o aluno é responsável por implementar o projeto de final de curso. O LATEC permite o suporte em infraestrutura e pessoal para a implementação de projetos que exijam, por exemplo, construção e instalação de equipamentos, tanto em laboratório quanto em campo, instrumentação para o desenvolvimento e avaliação dos experimentos. Assim, o LATEC fornece o suporte para infraestrutura de projeto, desenvolvimento, instalação e avaliação não disponíveis em outros laboratórios do curso ou da UFU, gerando um ambiente integrado para a prática e aplicação de conhecimentos adquiridos nas disciplinas, sendo de grande importância para consolidação da informação, integração de suas conexões e o desenvolvimento da mentalidade da aplicação do conhecimento e da inovação tecnológica.

Equipamentos disponíveis no LATEC
Ferramentarias em geral:

• chaves, trenas, martelo, serra, réguas, esquadros, etc

Equipamentos elétricos:

• Furadeira de bancada
  • Serra policorte de bancada
  • Serra fita para corte de perfis metálicos
  • Compressor para ar comprimido
  • Máquina de solda por eletrodo
  • Máquina de solda MIG/MAG
  • Esmeril
  • Mini Furadeira/fresadora de coluna

Ferramentas elétricas de mão:

• Furadeira, Parafusadeira sem fio, microrretífica, soprador térmico, serra mármore, serra circular para madeira, tupia de coluna, esmerilhadeira, lixadeira.

Instrumentos de medição:

• Multímetros, paquímetros, coletor eletrônico de dados (FieldLogger 512k), decibilímetro, termômetro digital de precisão, tacômetro, células de carga para 50kgf e 500kgf

Instrumentos para fins eletrônicos:

• Ferro de solda de bancada, gerador de tensão DC, osciloscópio de 100MHz

Equipe LATEC