Skip to main content

LABORATÓRIO DE HIDROLOGIA - HIDRO

As aulas práticas desenvolvidas no HIDRO são relacionadas à infiltração da água no solo, por meio de anéis de Uhland e frasco de Mariote com amostra de solo indeformada e por permeâmetros, através dos quais os alunos verificam a permeabilidade de uma amostra de solo deformada, e podem simular a permeabilidade de outros tipos de substratos. O laboratório conta também com uma maquete de um barramento, onde os alunos podem verificar as estruturas principais que o compõe como vertedouros (tipo tulipa e monge), tubo desarenador com anéis de vedação, tubo de captação de água, taludes, cut off, estruturas de proteção do talude de montante contra ondas etc.

 

Equipamentos/ferramentas presentes no HIDRO

O HIDRO possui diversos equipamentos/ferramentas por meio dos quais os alunos em aulas práticas ou em pesquisas, sejam elas de Trabalho de Conclusão de Curso, Iniciação Científica ou Dissertação de Mestrado, fazem uso. São eles:

- Molinete fluviométrico;

- Micromolinete fluviométrico;

- Contador digital de pulsos;

- Calhas Parshall instaladas no campo;

- GPSs;

- Lisímetros de pesagem automatizados instalados no campo;

- Ferramentas manuais ou elétricas diversas, usadas em laboratório ou no campo, para construção e instalação de instrumentos, coletas de amostras etc.

Além desses, estão em processo de aquisição, com recursos garantidos, os seguintes instrumentos:

- GPS com precisão de até 10 cm;

- Sensores de nível de água com precisão milimétrica;

- Pluviômetros com coletor de dados acoplado.

 

Bacia Hidrográfica Escola ou Experimental

O HIDRO monitora uma bacia hidrográfica no Campus Glória (Córrego Glória) e em breve monitorará também, outra bacia hidrográfica localizada na Fazenda Experimental Água Limpa (Ribeirão Água Vermelha).

 

Bacia Hidrográfica Escola do Córrego Glória (BHG)

A BHG é um anexo do Laboratório de Hidrologia – HIDRO. Nessa bacia são desenvolvidas as demais aulas práticas das disciplinas citadas anteriormente. Portanto, nos cursos de Graduação em Engenharia Ambiental e Agronomia e Pós-Graduação em Qualidade Ambiental, os assuntos relacionados com escoamento superficial, hidrometria, testes de infiltração da água no solo, evapotranspiração, barragem de terra e reservatório, outorga para captação de água superficial para uso em irrigação e outorga em barramento já são realizadas diretamente na BHG. Pretende-se futuramente, por meio da aquisição e instalação de novos equipamentos, ampliar as aulas práticas na BHG para abranger também, as águas subterrâneas, por meio de poços de monitoramento.

Além desses equipamentos/instrumentos, a BHG faz uso de uma estação meteorológica automatizada completa, tanque Classe A, minitanque Classe A, pluviômetro convencional etc., operados por professores do Instituto de Ciências Agrárias.

Imagem da BHG obtida pelo Geosisemanet.(http://geosisemanet.meioambiente.mg.gov.br/zee/)

A BHG está localizada no bioma Cerrado, possui uma área de aproximadamente 12,1 km2 e relevo plano ou suave-ondulado. O rio principal da bacia é o Córrego Glória, que dá nome a mesma, e deságua no Rio Uberabinha. Uma característica importante desta bacia hidrográfica é que ela está em processo de urbanização, caracterizado pelo crescimento da cidade de Uberlândia-MG e pela implantação do novo campus da UFU, chamado Campus Glória.

 

Bacia Hidrográfica Experimental do Córrego Água Vermelha (BHAV)

O HIDRO monitorará, a partir do segundo semestre de 2015, a bacia hidrográfica experimental do córrego Água Vermelha (BHAV). Nessa bacia serão instalados instrumentos para monitorar a chuva e o nível da água no citado córrego, o que permitirá estudos relacionados à modelagem do escoamento superficial. Estes equipamentos serão adquiridos com recursos do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A). Nesta bacia não serão desenvolvidas atividades de aulas práticas, devido à distância da cidade de Uberlândia (aproximadamente 18 km), mas somente pesquisas científicas relacionadas à Hidrologia, por alunos de graduação e pós-graduação.

Imagem da BHAV obtida pelo Geosisemanet.(http://geosisemanet.meioambiente.mg.gov.br/zee/)

A BHAV está localizada no bioma Cerrado, possui uma área de aproximadamente 16,3 km2 e relevo plano ou suave-ondulado em toda a sua extensão. O rio principal da bacia é o Córrego Água Vermelha, de onde vem o nome da mesma. Esse córrego deságua no Ribeirão Douradinho, um dos principais afluentes do Rio Tijuco, importante tributário do Rio Paranaíba.

 

Projetos de pesquisa em desenvolvimento no HIDRO

Implantação de uma bacia hidrográfica experimental na Bacia Hidrográfica do Paranaíba Órgão financiador: Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq (MCTI/CNPQ/Universal 14/2014 - Faixa A) - Processo: 461970/2014-7.

Implantação de uma bacia hidrográfica escola no Campus Glória. Órgão financiador: Universidade Federal de Uberlândia/Pró-Reitoria de Graduação (Edital Prograd/Proplad 001/2014 de Apoio Melhoria do Ensino de Graduação – Faixa 2).

Uso de lisímetros de pesagem na determinação do consumo de água pela cultura de café. Órgão financiador: Fundação de Amparo à Pesquisa de Minas Gerais (Edital 01/2009 – Demanda Universal) - Processo: CAG - APQ-01484-09.

Desenvolvimento e avaliação de um microlisímetro de drenagem para monitoramento de contaminantes no solo. Órgão Financiador: Universidade Federal de Uberlândia/Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação (Edital PROPP 08/2010 Programa Especial de Apoio aos Servidores Recém Doutores e Recém Contratados da Universidade Federal de Uberlândia – UFU).

 

Projetos de pesquisa desenvolvidos em parceria

Impactos das mudanças climáticas e do uso da terra nos recursos hídricos de bacias hidrográficas do semiárido. Órgão Financiador: Banco do Nordeste Brasileiro - BNB (Edital ETENE/FUNDECI 01/2013 Apoio à Pesquisa e Difusão de Tecnologias de Combate à Desertificação e/ou Convivência com o Semiárido). Instituições envolvidas: Unimontes, Embrapa Cerrados, UFU, Unesco-HidroEX, Epamig e Embrapa Milho e Sorgo.

 

Equipe HIDRO

Coordenador: Prof. Dr. Hudson de Paula Carvalho

Técnico responsável: Eng. Agr. Márcia Regina Batistela Moraes

 

Dissertações de Mestrado em andamento no HIDRO

Influência do uso do solo e da precipitação no escoamento superficial da Bacia Hidrográfica do Rio Claro, em Minas Gerais. Mestranda: Márcia Regina Batistela Moraes.

 

Trabalhos de Conclusão de Curso em andamento no HIDRO

Avaliação do impacto da cobrança da água de irrigação nos custos e receitas de produtores de feijão da Bacia Hidrográfica do Rio Araguari, em Minas Gerais. Aluno: Eduardo Alves Ferreira.

Estimativa do tempo de concentração de uma sub-bacia hidrográfica, localizada na Bacia Hidrográfica do Rio Paranaíba, em Minas Gerais. Aluno: Pedro Corsino Durant.

Estimativa do coeficiente de escoamento em uma bacia hidrográfica experimental. Aluno: Matheus Gonçalves Garcia.

Comparação de métodos de estimativa de hidrogramas sintéticos de cheia com aquele obtido em uma bacia hidrográfica experimental. Aluno: Glauber Silva de Souza.

 

Endereço para correspondência:

Universidade Federal de Uberlândia - UFU

Instituto de Ciências Agrárias - ICIAG

Laboratório de Hidrologia - HIDRO

Sala 112, bloco 2B, Campus Umuarama

Uberlândia-MG

CEP.: 38.400-902

Tel.: 55-34-3225-8560

 

Galeria de imagens HIDRO

Imagem da represa localizada na BHG.

Imagem dos lisímetros instalados em plantação de café da BHG.