Graduação em Engenharia Ambiental - Campus Uberlândia

Logo do curso de Engenharia Ambiental da UFU

O curso de bacharelado em Engenharia Ambiental da UFU dará formação profissional com sólida base científica e técnica, permitindo ao profissional exercer atividades de pesquisa, ensino e de extensão nas diversas áreas do meio ambiente. O Engenheiro Ambiental da UFU deve ter a capacidade de transitar pelas diversas áreas do conhecimento humano que possuam uma interface direta com o meio ambiente. A sua ação será dirigida no sentido de pesquisar, elaborar e prover soluções que permitam a harmonização das diversas atividades humanas com o meio físico e com os ecossistemas, recorrendo a mais atual tecnologia disponível.

Dentre os diversos enfoques passíveis de serem desenvolvidos no curso, ênfase especial será dada às áreas de recursos hídricos e saneamento, avaliação e monitoramento dos impactos ambientais dos setores industrial e agrícola e no gerenciamento e avaliação de recursos naturais. A ampla atividade atribuída ao profissional em Engenharia Ambiental é justificada na sua formação envolvendo os campos de matemática, física e química, contendo forte suporte de conhecimentos em processos biológicos, em geociências e ecologia dos ecossistemas.

O curso de Engenharia Ambiental da UFU tem como objetivo capacitar o profissional para trabalhar na solução técnica de problemas ligados à preservação e recuperação do meio ambiente, originado tanto pela ação humana quanto de origem natural, avaliando seus impactos e implantando medidas preventivas ou mitigadoras, consoantes com as políticas ambientais vigentes, de maneira economicamente viável. Os objetivos específicos do curso de Engenharia Ambiental da UFU são:

Identificar, compreender integralmente, avaliar e propor alternativas de soluções aos problemas ambientais;

Aplicar e avaliar os resultados da utilização do conjunto de métodos, técnicas, equipamentos e instrumentos próprios da engenharia ambiental;

Desenvolver a engenharia conceitual e básica para projetos ligados à área ambiental;

Participar de trabalhos ou projetos multidisciplinares e de investigação científica;

• Universidade Federal de Uberlândia
  • Instituto de Ciências Agrárias
  • Coordenação do Curso de Graduação em Engenharia Ambiental
  • Avenida Amazonas s/nº, Bloco 2E, Sala 122, Campus Umuarama