Visita Técnica

por Sara Moraes Mendes Almeida
Publicado: 08/05/2023 - 19:51
Última modificação: 09/05/2023 - 07:48

No último sábado, 06 de maio, os estudantes do curso de Engenharia Florestal da Universidade Federal de Uberlândia (UFU) campus de Monte Carmelo, realizaram uma visita técnica institucional ao Parque Estadual do Pau Furado, localizado entre os municípios de Uberlândia e Araguari (MG).

A atividade foi promovida pelo curso de engenharia florestal, com apoio do Instituto de Ciências Agrárias (ICIAG) e contou com a participação de 31 pessoas da comunidade acadêmica, dentre estudantes, técnicos e professores. A viagem coordenada por Luciano Cavalcante de Jesus França e Regina Maria Gomes, docentes do ICIAG, é fruto de iniciativa de esforços originados nas disciplinas de Unidades de Conservação (Prof. Luciano França), Conservação e Uso da Biodiversidade (Prof. Regina Gomes), Zoologia, Conservação e Manejo de Fauna Silvestre (Prof Drausio Honorio) e Proteção Florestal (Prof. Antônio Zanuncio) e contou com a presença e suporte dos professores Adriane Silva, Álvaro Soares, Eduardo Favaro e os Técnicos de Laboratórios Emanuel Rezende e Hugo Gabriel, assim como do Colaborar Gilmar na condução do ônibus da UFU Monte Carmelo.

Os principais objetivos da visita de campo norteiam parte das ações do curso de engenharia florestal e da Universidade Federal de Uberlândia na promoção de atividades práticas como estratégia de capacitação e formação de profissionais habilitados para atuar no mercado de trabalho com qualidade técnica, vivência de campo e capacidade crítica nas diversas áreas de atuação do profissional engenheiro (a) florestal, em especial neste caso na área de conservação e manejo de áreas protegidas e ecossistemas naturais.

O Parque do Pau Furado é considerado área estratégica e de alto valor para a conservação da biodiversidade. A região abriga importantes remanescentes florestais de Mata Atlântica e Cerrado, e é uma das poucas áreas protegidas no Triângulo Mineiro. É o primeiro parque criado nesta região na categoria de proteção integral.

Com uma média de 2 mil visitantes anuais, o Parque Estadual do Pau Furado (PEPF) foi criado em 2007 sob administração do Instituto Estadual de Florestas (IEF) e tem uma área total de 2.186,85 hectares. De acordo com o Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC), que representa o conjunto de todas as unidades de conservação (UC) existentes no Brasil, atualmente existem 2.446 UCs cadastradas, em nível federal, estadual e municipal, correspondendo à 2.549.329 km² de áreas protegidas ou 18% do território continental do país e 26% das áreas marinhas. Essas UCs são divididas em 12 categorias, que variam desde parques nacionais até reservas particulares do patrimônio natural. As UCs são gerenciadas por diferentes órgãos, como o Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Instituto Estadual de Florestas e Secretarias Estaduais de Meio Ambiente.

A equipe organizadora também agradece a administração do Parque Estadual do Pau Furado (PEPF), em nome da Eng. Florestal Dra. Mariceia Padua, e pela recepção, especialmente dos funcionários que fizeram a recepção.

Para mais informações sobre o curso de Engenharia Florestal da UFU, acesse as informações do site e siga-nos nas redes sociais.

Instagram: @engenharaflorestalufu (https://www.instagram.com/engenhariaflorestalufu/)

Confira as imagens da visita técnica no anexo da publicação.